The blog formerly known as "Desejo Nosso"

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Quando o tapete é a solução.

Não sou uma dona de casa perfeita. Não tenho a minha casa imaculada.

Além de ter o marido mais desarrumado do mundo, também eu não tenho tempo para tudo. Especialmente depois de me levantar de manhã, ter tomado um banho a correr, ter vestido a mim e à ninocas a correr, termos tomado o p. almoço a correr e, claro.... saído para o centro de saúde com ela e depois para o hospital.... a correr!

Chegar depois da meia-noite a casa.

Deitar-me.

Levantar-me no dia a seguir, cedo, para ir trabalhar.

Imaginem como deixei as camas, a casa de banho... e a cozinha.

Não. Não me importo de deixar a casa desarrumada. Importo-me SIM, que os outros vejam a minha casa desarrumada. Porque ao fim do segundo dia de desarrumação caótica, imaginem que BELA ideia a cabecinha do meu marido teve: a de levar os amigos lá para casa para ver o Benfica...

Fiquei tão fula, mas tão fula, mas tão f*dida da vida, que nem lhe consigo dizer nada, porque senão expludo.
Ao menos podia ter telefonado.
Ao menos podia dizer aos amigos para não irem à nossa casa de banho, mas sim à outra que não usamos e que está sempre limpa e arrumada....
Ao menos podia ter feito isto nos outros dias todos, menos neste.

Não. Eu é que estou cada vez mais parecida com a minha mãe. É isso....



Vou arranjar mas é um destes e quero lá saber do resto:


sábado, 14 de janeiro de 2012

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

UAU.......

Um senhor veio à Biblio imprimir o seu currículum com as letras em verde e cor-de-rosa....

Emprego garantido!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Mais lógica...

Ela, depois de se ter aleijado na canela:

- Mamã, porque é que eu tenho uma canela nas pernas?

Eu, ensonada e sem paciência:

- Oh filha, sei lá...

Ela, a rainha da sabedoria:

- Então não foste tu que me fizeste dentro da tua barriga? Tens de saber....

Acordei logo :D

domingo, 8 de janeiro de 2012

Tem lógica...

- Não consigo viver sem ti filha.
- Oh... e se não tivesses filha.
- Eu era muito triste se não te tivesse. .... e tu, se não tivesses mãe?

- Eu era só um bocadinho feliz.

(ora bolas) Porquê?

- Porque tinha pai.

Boa ninocas.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Mãos de manteiga

Em apenas dois dias perdi mais de 100 euros...

Consegui partir o meu termo maravilha, que custou só (...)


O meu maior tupperware, que era onde guardava a sopa no frigorífico, que custou só (...)


E ainda...
uma tampa de vidro. Bem, esta foi oferecida, mas agora tenho um tacho sem tampa e toda a gente sabe que para cada tacho há sempre uma tampa..... até se partir.

Raios. Estou furiosa.

sábado, 31 de dezembro de 2011

Vem 2012....

e torna todos os nossos desejos realidade!!




Tudo de bom para vocês :D


sábado, 24 de dezembro de 2011

E agora a lista dela:


De tudo isto que disse, a única coisa que se verifica no mundo real é: ela chama-se, de facto, Inês.
Quanto ao resto, muito dificilmente terá um escritório de presente eheheh

Feliz Natal para todas vós, companheiras.
Que tenham todos os presentinhos que merecem.... !

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Querido Pai Natal... ou Querida Popota, ou..... Whatever!

A fim de vos impedir de gastar dinheiro inutilmente,  faço uma pequena lista do que  NÃO me oferecer:



Papel Higiénico.... muito menos com fita métrica.
 É para medir o quê? O cagalhão???

Um relógio que parece que anda para trás, mas não anda,
de facto é só para nos atazanar a cabeça.

Uma cabeleira colorida....
que só funciona se tivermos ideias coloridas!


Um casaco de peles....
que mais parece um gato assanhado.


Roupa e acessórios em 'animal print'....
São das coisas mais feinhas que deus inventou.



Enfim, livrem-se!!!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Publicidade enganosa

Enviaram-me este vídeo que adorei.

(ver video primeiro e ler resto depois)



Epá, fiquei embuída de um espírito de solidariedade.. A partir de agora vou ser assim!

Nem de propósito, olho para a rua e vejo uma mãe e uma criança a passar.... que deixam cair no chão um cachecol cor de laranja e continuam na sua caminhada.

Ui....

É uma missão para a super-Eu!

Encho o peito, levanto-me da cadeira, corro para a rua, apanho o cachecol vitoriosa, corro atrás da senhora, gritando orgulhosa:

- Olhe deixou cair isto!

Esperando eu um sorriso, uma palavra de agradecimento, e uma corrente de boas acções... .. recebo antes um abanar de cabeça e um grande rosnar:

- Não quero. É para deitar fora.

WTF!? - disse eu - e deixa assim no chão?

- É lixo.

- Olhe, lixo é a sua educação!

Virei as costas, touxe o cachecol e deitei-o no caixote.

....

É, não devemos acreditar em tudo o que se vê na net :(

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O meu coração está pequenino

Eu sei que não é nada de mais.

Eu tive, os meus irmãos tiveram.... quase toda a gente teve.

A minha filha também.

Piolhos.

Apanhou-os na escola e no própio dia em que vi, dirigi-me à farmácia para comprar o tão conhecido Quitoso.....

Dei por mim com 3 produtos em cima do balcão, todos para o mesmo fim, todos diferentes e nenhum deles era o Quitoso. Um era espuma, os outros shampôs, uns deviam deixar meia hora, outros 15 minutos e por aí fora.

Critério de selecção: o preço.   'Olhe qual é o mais barato?'

E assim viemos munidas de um shampô especial que cheirava muito mal e fizémos o tratamento.

Eu sei que não é nada demais.

Mas o meu coração fica pequenino quando ela me diz:

- Mãe, a Rosa, a Matilde e a Rita dizem que eu sou 'pirolhosa'.......

Oh meu amor.... quem me dera poder proteger-te de tudo....

Show-off

Exibicionista….

É coisa que nunca fui, não gosto e não quero ser.
Gosto mais de ser incógnita. Acho a palavra mais gira.

Por exemplo, na escola, nunca fui a melhor, nem a pior aluna… era ali mediana. O meu nome era o último que os professores decoravam porque eu nunca fazia nada de especial.
Nas aulas não respondia às perguntas que o professor atirava para o ar e que eu sabia a resposta. Ficava caladinha, no meu canto.
Se vinha um autocarro e ninguém esticava o dedo para o mandar parar… eu também não o fazia. Ficava quietinha no meu canto.

Não sou minimamente extrovertida, não gosto de ser o centro das atenções e quando o sou, consigo sempre mudar o rumo da conversa para outro lado, ou para outra pessoa.

MAS….

Se algum dia tiver de ser o centro das atenções que o seja por uma boa causa.

E não como neste Sábado.... em que:
Fui jantar com os colaboradores da Associação de Pais (portanto, senhores professores, senhores directores e funcionários) a um restaurante chique da cidade.
No meio de muita animação e depois de um prato de Açorda de Marisco, começo a sentir-me mal. Não digo nada a ninguém pode ser que passe. Fico quietinha, não converso. Entretanto começam a servir o segundo prato: Picanha com todos. Metem-me o prato à frente e eu começo a apagar por completo….

Sem forças nas pernas para me levantar e ir ao Wc, começo a ficar tão pálida que finalmente reparam em mim e me perguntam se estou bem. Tentam-me levantar para levar à casa de banho…. E assim que me levanto….

Blarrrrrrgh

Vomito tudo para cima do prato da picanha.

Salpico o chão, a mesa e algumas roupas, já para não falar no meu cabelo.
Utilizo todos os guardanapos que consigo apanhar para me limpar e limpar o resto da mesa também.

Depois fiquei bem.

Devo mesmo ter sido o centro das atenções quando me levantei, e me dobrei sobre a mesa a deitar cá para fora a açorda. Aliás, devo mesmo ter estragado o jantar a muito boa gente.

Os senhores do restaurante que me desculpem.

E...é por isto que adoro quando passo despercebida… é bom sinal.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Não me levem a mal...

... mas gosto de ver quando os outros erram.

Afinal também não são perfeitos:

são como eu!

domingo, 4 de dezembro de 2011

Sobre medula óssea...

Hoje sonhei que me ligaram a dizer que eu era compatível com um senhor... chamado Jorge Jesus.

E que me recusei a dar-lhe a minha medula.




Ahhhhh, já percebi o porquê da confidencialidade destes dados

sábado, 3 de dezembro de 2011

I've got the Power!!

Ao realizar uma ultrapassagem, diz-me a minha filha lá do banco de trás:

- Eh mãe, tu tens o poder!


Pois tenho, filha, pois tenho!!... e acelerei ainda mais...

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Eu é mais isto...

Apenas 85 euros aqui

Apaixonada que fiquei quando as vi. Imaginando-as nos meus delicados pezinhos que não merecem nada menos do que isto. Lindas a sorrirem para mim. Inspirei fundo.  Expirei.

Contei até dez.

Pensei .... pensei... e pensei mais um bocadinho.
Era tão bom não era?

Sem hesitar busquei a carteira e o cartão para fazer o pagamento. Digitei o código a refrência e o montante. Foi um momento feliz.

Tão feliz que parecia um sonho.....




Pfuuf o pior é que era mesmo. Afinal 'tou só aqui a babar para o monitor. Enfim....


domingo, 27 de novembro de 2011

Fim de semana produtivo...


- Sonhos;
- Filhós;
- 1 Pão Integral com passas; 1 Pão de muesli
- Queijadas de côco e leite condensado


A casa está limpa, a roupa passada e o jantar feito.

Não há nada melhor.

Agora vou dar banho à ninocas, porque também está a precisar :D

sábado, 26 de novembro de 2011

Instinto maternal (... ou pedido de ajuda)

- Mãe...
- Diz filha.
- Anda cá ver o meu quarto.
- O que é que fizeste agora Inês Sofia?
- Nada, é uma surpresa.
-Será? Faço ideia...
- Tá tuuuuudo bonito!
- Ah deve ser.
- A sério, mãe, anda cá.
- Hum será...?

- Olha, mãe. Não 'tá bonito??


-Oh não....

Nota 1: Confiar sempre no instinto maternal.
Nota 2: Alguém sabe como tirar os autocolantes sem deixar marcas?
 (já tentei descolar e fica sempre um bocadinho como se pode ver)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pelos filhos...

Na minha casa 'já é Natal'.

Pela primeira vez na vida não se fez a árvore no primeiro dia de Dezembro e sim a meio de Novembro. Só mesmo por causa da Inês. Só para não a estar a ouvir perguntar constantemente:

- Porque é que é Natal aqui no Shopping e em minha casa não?
- Quando é que vamos fazer a árvore de Natal.
- Porque ainda não podemos fazer a árvore de Natal?
- Aqui na rua também é Natal e em casa não...

E por aí fora. Raios da miúda.

Ah, a minha árvore é igual à do ano passado. E à do outro. E à do outro antes... por isso não vale a pena pôr fotos.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Oh não, Oh não.....

Faço parte de uma associação de pais!!

Oh não, Oh não....

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Seja feita a sua vontade.

- Mamã quero uma mana.
(suspiro)
- E como é que se vai chamar a mana?
- Hum... Inês!
- Não. Inês és tu, não podes ter manas como o mesmo nome.
- Então..... Mesa!
- Oh Inês, mesa não é nome de gente. Vá, diz lá outro.
- hum....... Então Kitty.
- Kitty é o desenho animado. Também não pode ser nome para a mana.
- Oh então já não quero uma mana!
- Então está bem, filha.

Eheheh

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Adoro quando uma torta me sai assim... direitinha!


Cozinhar torna-se, por vezes, uma terapia. Enquanto penso na farinha, ou bato as claras em castelo, não estou a pensar noutros problemas que poderiam até, quem sabe, tirar-me a fome.
E na impossibilidade de me atirar de cabeça a muitos dos meus desejos da época natalícia, vamos começando por uma tortinha bem fácil de fazer e que em meia hora está pronta a comer ainda quentinha, com um chá maravilhoso.

Esta é uma torta de limão, com recheio de doce de pêra e coberta com açucar e canela em pó...

Mnham mhnam... :D

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Era isto que me apetecia....

Sofá,
Pijama
e
Chá



Diz que é um colar... pois, é isso!

Ou a minha filha é uma artista abstrata ou ...eu tenho uma mente muito deparvada!

sábado, 22 de outubro de 2011

Sabem como ...

'Video Killed The Radio Star'?


Também o Facebook matou este blog :(

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ainda bem...

... que não há muito para dizer.
Ao menos posso pôr uma musiquinha.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Que medo....

".... e não comeces a chorar. Senão levas uma palmada e depois choras com razão!!!"



Às vezes faço-me lembrar a minha mãe :(

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cara Kitty,

Acabaste de assinar a tua sentença de re-adoção grrrrrrrrrr...

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pause… and rewind!

Passam-se coisas na vida da minha filha, que eu não tenho conhecimento.

Não costumava ser assim.

Quando a ia buscar à avó, eu tinha um relatório completo do que ela tinha feito nesse dia.

Agora vem com coversas tipo:

- "A Matilde da sala 3 também tem umas cuecas da Kitty."  (como é que tu sabes disso?)

- "Estou com saudades da Renata". (mas quem é a REnata?)

- "Mãe posso ir a casa da Leonor R."? (agora também sabes os apelidos?)

- "O meu namorado é o Gonçalo." (o quê?? miúda matas-me do coração..)

No dia seguinte, pergunto se brincou com o ‘tal’ Gonçalo, o seu namorado.

- "Não mãe, agora o meu namorado é o Américo!"  (isto não vai acabar bem, não vai não....)



Epá, onde é que isto vai parar??
Já sei, já sei…
Vou ter de me habituar, né?

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Dos 8 aos 80 em apenas 2 segundos

A minha filha herdou o feitiozinho do pai. É uma florzinha de estufa quando tudo lhe corre de feição, mas de um momento para o outro dá-se um click e tudo se transforma.

Ontem, maravilhada da vida com o chupa que a esperava depois da refeição, comeu a sopa de feijão verde, a carne e metade de uma maçã.. Quando foi buscar o chupa, deixou-o cair e este partiu-se.

De repente, apanha o chupa do chão, enerva-se e manda-o com toda a força contra o espelho da sala *bonk* começando a chorar e a ficar vermelha de raiva.

Eu, ainda incrédula com a força com que ela atirou o chupa, levanto-lhe a voz, ralho com ela, que não pode atirar assim as coisas, puxo da mão atrás, e assento-lha bem assente no rabinho.

Agora, para castigo xixi, cama, já imediatamente.
- Mas mãe…
- Não é ‘mas mãe’, fazer o que eu digo senão ainda levas outra palmada.
- Mas mãe…
- Calou! Estou muito triste contigo, vais já para a cama.
- Mas mãe, desculpa. - diz ela a limpar as lágrimas

Bolas, o que se faz a seguir a ela pedir desculpa?

- ‘Tá bem, a mãe assim já não está triste, mas continuas de castigo e vais para a cama. Eu fico lá contigo e conto uma historinha. (ela estava a morrer de sono, eu sei)

Já deitada, a soluçar, prometeu que não voltava a atirar as coisas, e disse que não queria que ‘tu me tivesses batido no cu’…

És igualzinha ao teu pai… faz asneira, pede desculpa, faz outra asneira, pede desculpa and so on and so on…..

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Azar ao jogo

Acertei UMA estrela no Euromilhões...

Devo ter muita sorte ao amor... devo, devo.

sábado, 24 de setembro de 2011

Entre aspas

"Apetecia-lhe ligar para ele. Saber como estava. Se estava tudo bem na paróquia dele, como corriam as aulas na universidade. E depois, caía em si... e no ridículo da situação. Olá Rafael. Queria saber se estás bem. E os meninos da tua paróquia? Os teus alunos? Olha, ainda te amo.

Toda essa diarreia mental parou com a voz de Francesco que vinha do quarto."
 
 
in A mentira sagrada,  de Luís Miguel Rocha, p.63

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Quem diz a verdade não merece castigo?

Como todas as mães experientes sabem e me disseram:

"Ah isso de ficar bem na escolinha é só nos primeiros dias.... Ainda vai haver choro"

E pois, que houve.

Nestes últimos dois dias, lá ficou ela a chorar baba e ranho agarrada a mim, que queria que eu ficasse lá. Primeiro eram 6 minutos, depois pediu 7 minutos mas mesmo assim não me deixava ir embora.
Expliquei-lhe que aquele era o trabalho dela, tal como a mamã tem o seu e o pai também... e lá a convenci. Hoje deixei-a levar uma boneca... e depois de chorar um bocadinho, a professora diz que ela se calou e foi brincar com os colegas.

Quando lhe telefono a perguntar como se portou, ela responde:

- Eu portei-me um bocadinho mal mamã.... desculpa lá!

Epa, eu fico... mas onde é que ela aprende a falar assim?? Quando ela quiser uma boneca eu também lhe vou responder: "Olha, não, desculpa lá!"

A ver se gosta!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Oh pelamordedeus!

Tenho pena que a bonita vila onde resido seja conhecida no país inteiro por coisas como esta e afins....

Até o Malato já se virou para uma concorrente e disse: "Ah é da V. Pinheiro?? Foi lá que começou o Big Brother, sabia??"

Fosgasse... só espero que tanta estupidez* junta, não se pegue!
Ainda quer o desgoverno fazer mais cortes na educação, e depois saem coisas destas.

*burrice, baixaria, pouca-vergonha, vadiagem, jumentada... etc..

Eu, é mais bolos

Cozinhar é, para mim, uma terapia que funciona muito bem.... mas tem de ser bolos e sobremesas. Fazer comer de garfo e faca não me entusiasma muito.

Desde há uns tempos para cá perdi a minha tão típica goludice, e agora prefiro cozinhar a comer.... (é coisa estranha... devo andar doente) de maneira que faço, separo parte para congelar e vou levando durante algum tempo para comer no trabalho.

Este fim de semana fiz a minha sobremesa favorita: tarde de côco, com recheio de côco e cobertura de côco.

Hum.... afinal esta nem chegou ao congelador, estou curada!!! ups :D



Peço desculpa a quem não gosta de côco.. eheheeh

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Coisas que preferia não saber

.. Um utilizador sai da casa de banho da biblioteca.

Normal.

Entra outro utilizador logo de seguida.

O primeiro vira-se para mim e diz:

- Eh-lá.. aquele vai já ficar todo amarelo com o cheiro!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

A partir de hoje sou mãe de uma menina grande

1º dia no J.I. (adiante designado por 'escolinha')

Ela acorda antes da hora, de um pulo só levanta-se da cama, toda contente...

- Já filha? Estás com pressa de ir para a escolinha....
Ela ri-se desgarrada, não engana ninguém.

Comeu sozinha, vestiu-se sozinha, deixou-me fazer o penteado de boa vontade (coisa rara nela), quis levar a malinha dela, portou-se sempre bem.

Chegados à escolinha deu um beijinho na professora (é milagre, ninguém consegue arrancar-lhe beijinhos) arrumou as suas coisinhas no cabide e rumou à mesa cheia de tintas, pincéis e canetas coloridas.

Fez o seu nome na folha, pintou as suas mãozinhas, e de um pinote, já estava a explorar a cozinha, os tachos, a cama com bebés...

E eu ali... longe, a olhar para ela, de vez em quando tirando uma foto, ansiando que me viesse dar um beijo de despedida, mas:
-Não te vais embora mamã?

Foi tudo a que tive direito. Despedi-me da educadora, disse adeus à ninocas e dirigi-me para a porta, sempre olhando para trás, a vê-la a brincar no tapete.
Nem de relance ela olhou para mim, nem um olhar de despedida...

Vim com o coração partido.

Por motivos contrários a muitas das outras mães... mas vim.



A esta hora já sei que se portou bem o dia todo, que comeu, brincou e não chorou nem nada.
Eu sei que não faz mais do que a sua obrigação, mas merece uma prenda. Prometi-lhe uma nintendo no Natal...

Oi?? uma Nintendo??

Sim, é uma longa história....

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Hoje apetecia-me voltar uns anos atrás...


Poder renascer,
começar de novo com uma esperança renovada.
Poder dar valor a tudo de bom, que na altura não me apercebi e passou ao lado.

Ter alguém que caminhasse comigo lado a lado, em vez de alguém que me empurrasse para o imprevisto.

Dar mais valor a mim do que aos outros.

Podia voltar uns anos atrás, ou

Só ao dia em que o vi pela primeira vez:

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Vénia a Mia Couto

... ou como eu me vejo nesta situação num futuro próximo.


'UM DIA, ISTO TINHA DE ACONTECER' por Mia Couto

"Existe uma geração à rasca?

Existe mais do que uma! Certamente!

Está à rasca a geração dos pais que educaram os seus meninos numa abastança caprichosa, protegendo-os de dificuldades e escondendo-lhes as agruras da vida.

Está à rasca a geração dos filhos que nunca foram ensinados a lidar com frustrações.

A ironia de tudo isto é que os jovens que agora se dizem (e também estão) à rasca são os que mais tiveram tudo.

Nunca nenhuma geração foi, como esta, tão privilegiada na sua infância e na sua adolescência. E nunca a sociedade exigiu tão pouco aos seus jovens como lhes tem sido exigido nos últimos anos.

Deslumbradas com a melhoria significativa das condições de vida, a minha geração e as seguintes (actualmente entre os 30 e os 50 anos) vingaram-se das dificuldades em que foram criadas, no antes ou no pós 1974, e quiseram dar aos seus filhos o melhor.

Ansiosos por sublimar as suas próprias frustrações, os pais investiram nos seus descendentes: proporcionaram-lhes os estudos que fazem deles a geração mais qualificada de sempre (já lá vamos...), mas também lhes deram uma vida desafogada, mimos e mordomias, entradas nos locais de diversão, cartas de condução e 1.º automóvel, depósitos de combustível cheios, dinheiro no bolso para que nada lhes faltasse. Mesmo quando as expectativas de primeiro emprego saíram goradas, a família continuou presente, a garantir aos filhos cama, mesa e roupa lavada.

Durante anos, acreditaram estes pais e estas mães estar a fazer o melhor; o dinheiro ia chegando para comprar (quase) tudo, quantas vezes em substituição de princípios e de uma educação para a qual não havia tempo, já que ele era todo para o trabalho, garante do ordenado com que se compra (quase) tudo. E éramos (quase) todos felizes.

Depois, veio a crise, o aumento do custo de vida, o desemprego, ... A vaquinha emagreceu, feneceu, secou.

Foi então que os pais ficaram à rasca.

Os pais à rasca não vão a um concerto, mas os seus rebentos enchem Pavilhões Atlânticos e festivais de música e bares e discotecas onde não se entra à borla nem se consome fiado.

Os pais à rasca deixaram de ir ao restaurante, para poderem continuar a pagar restaurante aos filhos, num país onde uma festa de aniversário de adolescente que se preza é no restaurante e vedada a pais.

São pais que contam os cêntimos para pagar à rasca as contas da água e da luz e do resto, e que abdicam dos seus pequenos prazeres para que os filhos não prescindam da internet de banda larga a alta velocidade, nem dos qualquercoisaphones ou pads, sempre de última geração.

São estes pais mesmo à rasca, que já não aguentam, que começam a ter de dizer "não". É um "não" que nunca ensinaram os filhos a ouvir, e que por isso eles não suportam, nem compreendem, porque eles têm direitos, porque eles têm necessidades, porque eles têm expectativas, porque lhes disseram que eles são muito bons e eles querem, e querem, querem o que já ninguém lhes pode dar!

A sociedade colhe assim hoje os frutos do que semeou durante pelo menos duas décadas.

Eis agora uma geração de pais impotentes e frustrados.

Eis agora uma geração jovem altamente qualificada, que andou muito por escolas e universidades mas que estudou pouco e que aprendeu e sabe na proporção do que estudou. Uma geração que colecciona diplomas com que o país lhes alimenta o ego insuflado, mas que são uma ilusão, pois correspondem a pouco conhecimento teórico e a duvidosa capacidade operacional.

Eis uma geração que vai a toda a parte, mas que não sabe estar em sítio nenhum. Uma geração que tem acesso a informação sem que isso signifique que é informada; uma geração dotada de trôpegas competências de leitura e interpretação da realidade em que se insere.

Eis uma geração habituada a comunicar por abreviaturas e frustrada por não poder abreviar do mesmo modo o caminho para o sucesso. Uma geração que deseja saltar as etapas da ascensão social à mesma velocidade que queimou etapas de crescimento. Uma geração que distingue mal a diferença entre emprego e trabalho, ambicionando mais aquele do que este, num tempo em que nem um nem outro abundam.

Eis uma geração que, de repente, se apercebeu que não manda no mundo como mandou nos pais e que agora quer ditar regras à sociedade como as foi ditando à escola, alarvemente e sem maneiras.

Eis uma geração tão habituada ao muito e ao supérfluo que o pouco não lhe chega e o acessório se lhe tornou indispensável.

Eis uma geração consumista, insaciável e completamente desorientada.

Eis uma geração preparadinha para ser arrastada, para servir de montada a quem é exímio na arte de cavalgar demagogicamente sobre o desespero alheio.

Há talento e cultura e capacidade e competência e solidariedade e inteligência nesta geração?

Claro que há. Conheço uns bons e valentes punhados de exemplos!

Os jovens que detêm estas capacidades-características não encaixam no retrato colectivo, pouco se identificam com os seus contemporâneos, e nem são esses que se queixam assim (embora estejam à rasca, como todos nós).

Chego a ter a impressão de que, se alguns jovens mais inflamados pudessem, atirariam ao tapete os seus contemporâneos que trabalham bem, os que são empreendedores, os que conseguem bons resultados académicos, porque, que inveja!, que chatice!, são betinhos, cromos que só estorvam os outros (como se viu no último Prós e Contras) e, oh, injustiça!, já estão a ser capazes de abarbatar bons ordenados e a subir na vida.

E nós, os mais velhos, estaremos em vias de ser caçados à entrada dos nossos locais de trabalho, para deixarmos livres os invejados lugares a que alguns acham ter direito e que pelos vistos - e a acreditar no que ultimamente ouvimos de algumas almas - ocupamos injusta, imerecida e indevidamente?!!!

Novos e velhos, todos estamos à rasca.

Apesar do tom desta minha prosa, o que eu tenho mesmo é pena destes jovens.

Tudo o que atrás escrevi serve apenas para demonstrar a minha firme convicção de que a culpa não é deles.

A culpa de tudo isto é nossa, que não soubemos formar nem educar, nem fazer melhor, mas é uma culpa que morre solteira, porque é de todos, e a sociedade não consegue, não quer, não pode assumi-la.

Curiosamente, não é desta culpa maior que os jovens agora nos acusam.

Haverá mais triste prova do nosso falhanço?"



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Pois não...

Ultimamente

este blog mais parece o muro das lamentações....


Xiça, penico...


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Tens de ser forte

Tá na hora.

Tem de ser agora ou será tarde demais.

Vais-te arrepender se não o fizeres.

A vida da tua filha está em jogo.

Quem te avisa teu amigo é.

Tens de o ler:


Para não continuares a ouvir coisas como:

(depois de um ralhete) - "Pede desculpa imediatamente, mamã, ou já não gosto mais de ti"

ou: "Tu não falas como deve ser comigo, agora 'tou muito triste.......

ou ainda:  "Mãe, quero colo um.... mãe, quero colo dois....."


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

É oficial

A minha bebé linda, que nasceu ainda ontem... já vai para a escolinha.

Oh meusdeuses... o melhor é começar a juntar dinheiro para a faculdade, para o carro, para o casamento...
Buáaaaaaaa....

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A burra sou eu.

Lembram-se do meu vizinho de cima, o tal que entrava sem pedir, ficava as horas que queria e até corria atrás do meu carro?

Pois.

Sim, esse mesmo.

Há menos de 2 meses nasceu um mano novo para a família, e eu pensei que fosse boa ideia lá ir buscar a filhota deles de vez em quando para brincar com a minha, para que o casal possa descansar um bocadinho ou até quem sabe cuidar mais do recém nascido.

Note-se que eu vou lá perguntar se a filha dele quer vir brincar com a minha, em minha casa…

Ok.
Elas dão-se muito bem, e verdade seja dita, até se entretém uma à outra na sala dos brinquedos, deixando-me tempo livre para fazer um bolo… pintar as unhas… etc.

É isto mesmo que lhes digo: quando elas estão juntas nem me ligam nenhuma, ainda mais agora com a Kitty, andam a correr e a gritar atrás dela, que até tenho pena da bicha… enfim.

Ora, imaginem o seguinte.

Domingo à tarde: eu (com uma enorme constipação) e a minha filha a dormir a sesta no sofá. Toca a campainha. Não me mexo, e rezo para ela não acordar. Até já sei quem é, ouvi as vozes.

Toca novamente… silêncio em casa. Ouço a porta do elevador a abrir, suspiro:  foram-se embora.

20 segundos depois, a porta do elevador abre-se outra vez. Tocam à campainha e batem à porta. Fónix, não me digas que foram ver se o meu carro estava na garagem.

A Inês mexe-se e acorda.

Eu faço questão de ir abrir a porta ainda com as minhas olheiras de sono, e a marca da almofada cravada na bochecha.

Abro a porta… tusso para verem que estou doente, tento adaptar os olhos à claridade e ouço:

- ‘Tavas a dormir, desculpa. Pensei em trazer-te a minha filha para brincar com a tua e ver se assim descansavas um bocadinho…

WTF?????

Só sei que passei do 8 ao 80, com 2 miúdas histéricas a correr atrás de um gato, eu com uma grande moca de sono, tosse, e ranhoca…que nem me apetecia ralhar com elas…

Nunca mais lá vou buscar a filha dele e dizer que é para “eles descansarem”. Devo ser eu que estou errada.

sábado, 27 de agosto de 2011

1 xis 2?

Tenho a tarde livre. Por minha conta. Casa arrumada, roupa lavada. Tudo nos conformes.

Que fazer?

Opá... Isto de uma pessoa nunca ter tempo para si, andar sempre no lufa-lufa, e quando tem um tempinho é para brincar com a filha....
Depois, de repente, tem um montão de horas que é uma tarde sem nada para fazer...

Xiiii

Estava a pensar em ver um filmezinho. Como não tenho TV Cabo em casa, e ando muito desatualizada da arte cinematográfica, bem que podia levar 2 DVD's da Biblioteca, enroscar-me no sofá com um balde de pipocas e chá de canela, a vegetar... Aliás, bem que preciso de curar esta constipação.

Mas...

Também, podia aproveitar o dia lindo que está e ir fazer uma corridinha. Ando sempre a queixar-me que adoro correr, porém nunca tenho tempo.... e já tenho saudades.

Hum....

Ou então podia levar 2  DVD's da Biblioteca...
E comer pipocas.
Com a real bunda alapada no sofá...

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Hoje estou assim




Alguém que me acuda.......... ou acorde!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Às vezes acho que as minhas amigas são homens....

Calma. Não é nada disto... de andar a ver se realmente é macho ou não.

Uma das melhores amigas, tem várias maneiras 'carinhosas' de me chamar, entre elas: palerma, porca preferida, badalhoca e etc...

Eu também  sou capaz de fazer escárnio e maldizer até ao tutano quando realmente a adoro e estou à vontade sem me preocupar sabendo que não vai levar a mal.





É mais ou menos isto:




Lá nisto, eu sou muito macho!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cenouras, alface, alho francês....

...Iogurtes, detergentes, e Leite,
Azeite, óleo e polpa de tomate.

Era isto que estava no meu carrinho de compras e, ia eu a caminho de enchê-lo com mais alguma coisita, quando toca o telemóvel.

- D. Alexandra, fala do seu banco, e é para lhe dizer que perdeu o seu cartão multibanco.

- (mandei uma gargalhada) AHahahahah não a sério, quem fala?

- Como lhe disse, o seu cartão foi encontrado e não estando na sua posse vamos ter de o cancelar.

- (levo a mão à bolsa da mala. Não está lá.)  errr A sério?
- Depois poderá dirigir-se ao balcão mais próximo e pedir um novo e blá blá blá

(Apalpo-me nos bolsos das calças. Também não.)

- Mas eu pensava que o tinha. (que parva que eu sou: deve estar na carteira…. )

-Ainda não tinha dado por falta dele?

- Bem, para falar a verdade não. Mas estou no meio das compras.


Enfim, lá falei com uma funcionária, pedi 1001 desculpas e deixei-lhe o carrinho para ela arrumar, e ainda lhe ofereci uma moeda de 50 Cents das falsas.


Não obstante, e como a esperança é sempre a última a morrer, quando cheguei ao carro… ainda vasculhei debaixo dos bancos…

 
Yeap...yes I did...

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Por estes dias ando que nem uma louca

...escada acima, escada abaixo, a transportar montanhas de livros, cujo cume amparo com o queixo para não caírem....

Mesmo assim, apesar do meu cuidado ultra-extremo, e da minha ligeireza que vai de degrau em degrau, como quem salta de nenúfar em nenúfar... eis que, subitamente não sei como, eles caem todos estatelados e desorganizados, no meio do chão.

Qual é o livro que fica no cimo do monte a olhar e a rir-se de mim??
.
.
.
.


'FOLHAS CAÍDAS' - de Almeida Garrett....

sábado, 13 de agosto de 2011

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Onde é que eu tinha a cabeça?

Todos os dias de manhã, a primeira coisa que faço é pôr água, leite e comida à gata.
Todos os dias, antes de me deitar, a última coisa que faço é pôr água, leite e comida à gata.

Hoje foi diferente: a primeira coisa que fiz foi andar a limpar cocó e xixi tudo espezinhado pelo chão da cozinha....
 
Logo de manhã, que maravilha! Saía fumo pelas minha orelhas.
 
Não tenho paciência. Nem pachorra. Bem tentei. Não se pode dizer que não tentei. Mas desisto.
 
Não tenho paciência para andar a correr atrás da gata, quando a quero fechar na cozinha... é que posso andar mais de meia hora até a conseguir apanhar. Às vezes irrito-me tanto que lhe dou umas palmadas. E ela arranha-me. É lógico que não se deixe apanhar.
 
Alguém quer uma gata???
 
Ofereço.
 
Por outro lado é muito meiguinha. Conhece o chamamento da comida, adora dormir ao nosso colo. Ronrona. Aguenta as trafulhices que a Inês lhe faz, mesmo que esteja a sofrer nunca a arranhou, adora festinhas, e tem um miar mimoso..... tão mimoso que... deixem lá,
 
Vou tentar mais uma vez.
 
Anda cá Kitty Maria
 

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Isto só comigo...

Na nossa biblioteca, cada utilizador tem direito a levar:

3 livros,
2 Cd's e
1 Dvd

de cada vez. É assim, sempre foi assim desde os primórdios da Biblioteca, está escrito no regulamento,  assinado e aprovado pela (vénia) Sr.a Presidente da Câmara.

Ora, uma leitora queria porque queria levar 2 DVD's. Não pode. O sistema não deixa. Faça uma sugestão por escrito. Aqui tem os papéis (eu, pessoalmente concordo com ela: 1 DVD é pouco).

- Ah pois é isto agora tem de ser tudo por escrito não é? Mas não tem sentido nenhum, porque uma vez que não levo nenhum livro ou nenhum CD, posso levar mais de um DVD!
- Não infelizmente não pode, a contagem é feita pelo tipo de documento.
Depois de muito bufar, lá se decide:
- Bem, ok levo este.

Vejo na base que tem um livro em atraso e pergunto-lhe se ainda o tem.
- Mas eu estou a falar-lhe de DVD's e você fala-me em livros. Já o devolvi há mais de um mês.
-Muito bem, deixe-me então só confirmar se está lá em baixo.
- Mas está a duvidar de mim??
- Não, minha senhora, vou só confirmar.
Desço as escadas a correr. Confirma-se. Subo as escadas a correr.
- Sim está lá. Desculpe, não foi dada a entrada na base, mas não há problema.
- Há sim senhora, atão isto é uma falta de organização, que não se pode, eu venho cá e ainda desconfiam de mim?
- Não, ora essa, é só o procedimento normal, temos de verificar se o documento está na estante.
- Não desculpe, você desconfiou de mim e foi a correr ver se estava lá o livro.
- Fui a correr para a senhora não ter de esperar....
- Mas eu não lhe disse que estava com pressa
- (Isto é para os apanhados, só pode) - Pronto mas não há problema, faço-lhe o empréstimo como previsto.
- Olhe e para castigo, agora já não quero levar nenhum DVD. E digo-lhe mais, vou fazer queixa de si.
- Concerteza. (É escusado) Vou buscar o livro de reclamações.
- Não vai não. Eu faço queixa quando eu quiser, não é quando você quiser.
.
.
.
 Ok. Seja.

O segurança ainda tentou acalmar-lhe os ânimos, para ela falar mais baixo. Resposta dela para ele: - Pensa que eu tenho medo de si? Você a mim não me mete medo.... ou vai-me pôr na rua? Eu saio se eu quiser, e quando eu quiser. Seu Badameco!

Enfim.

Conclusão: Queria levar dois DVD's e saiu sem nenhum...... para castigo meu.

Adenda: Ainda dizem que trabalhar numa biblioteca é monótono....

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Já me dói a mão

.... só de preencher os 20 cupões para o concurso do jornal 'Correio da Manhã'.



Cheguei à conclusão que afinal é mesmo verdade; afinal, eles oferecem mesmo um carro.

Vi isto numa manhã em que, à minha frente ia um Smart a ser conduzido muito lentamente por uma velhota toda sorridente. 'Raios da velha não acelera e ainda por cima ri-se sozinha' - pensei eu enquanto a ultrapassava a grande velocidade.

Um tempo depois, ao folhear o jornal, eis que dou de caras outra vez com a dita. Mais uma vez, a sua face mostrava o sorriso aberto de quem tinha ganho um carro à borliu e com direito a foto estampada no jornal e tudo!

Que inveja da velha.

Depois disso, mais dois conhecidos meus ganharam um carro pelo mesmo concurso.

Vai de andar aos caixotes à procura de jornais velhos e preencher cupões como se não houvesse amanhã.

Sim, ainda me saíu um prémiozinho. Um vale de compras no valor de 250 euros.

Olhei para o vale, olhei para a minha colega (que estava a passar algumas dificuldades); Olhei para o vale outra vez, olhei para ela... e dei-lho.

Logo, assim, sem mais demoras.  -"Toma. Compra umas prendas de Natal para os teus filhos. Ou o que quiseres. É teu."

Ainda penso no que poderia ter comprado com aquele dinheiro extra. - Naaaaaa não estou nada arrependida.

Mas....

Pelo sim pelo não, vou continuar a escrever mais 20 vezes o meu nome, a minha morada e o meu telefone... e se ganhar não digo nada a ninguém!

O livro

Estávamos  nós à espera da hora de embarque no aeroporto de Lisboa, vagueando um pouco pelas lojitas e EIS SENÃO QUANDO me apercebo que... oh o horror.... oh a tragédia, o mais terrível tinha acontecido: o livro que deveria ler nas férias ficou em casa, esquecido.

Ainda equacionei voltar os 60 km atrás num instantinho, paciência se perdesse o avião, mas o livro é que não podia ficar.

Ao ver-me prestes a ter um ataque de histerismo, o meu (vá-lá) querido marido tem a brilhante ideia de me oferecer um comprado lá mesmo naquelas lojas super caras.

Limpei as lágrimas que jorravam dos meus olhos, funguei, limpei à manga e agradeci-lhe com um beijinho.

"Escolhe o que quiseres" - Palavras mágicas ouvidas só uma vez na vida.

De maneiras que foi este:


Não se deve julgar um livro pela capa, mas que ela é gira, isso é. A história também não se fica atrás.

Foi a primeira vez que li literatura fantástica, com algum receio, mas adorei, e acho que fiquei viciada. Quase que desejava ser bruxa, ou vampira... demónia não porque já sou um bocadinho eheheh.
A leitura durou precisamente o tempo das férias: do 1º ao último dia. Foi perfeito.
Bem, perfeito perfeito seria se não tivesse tantas gralhas gramaticais. Para mim um martírio voltar atrás ver se li bem ou não. Além disso também não percebo porque é que o livro tem como título 'A noite de todas as almas' afinal não vi onde é que essa noite se encaixa no enredo, sendo que o título original é 'A discovery of witches' (A descoberta das bruxas) Pode ser que ainda venha a tirar as minhas dúvidas com os próximos volumes a serem publicados.

Com o final desta leitura peguei então no livro que tinha sido deixado em casa: 'A Bala Santa'.

E tem tudo a ver, afinal, a religião não está muito longe da fantasia.....

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Oh desgraçado

... que andas aqui tão abandonado.
Qualquer dia morres à fome. Morres morres...

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Bela prenda de aniversário

Adoro pipocas. Amo Pipocas. Há os herbívoros, os omnívoros e eu seria "pipoquívora"!

As que mais gosto são sem dúvidas as dos cinemas. Mas as dos pacotes (algumas com corantes) também matam o meu desejo.

Bem, como isto não está nada bom para andar sempre a gastar dinheiro ou para comer coisas tão doces, tenho sempre em casa pipocas para o microondas, do Pingo Doce. Custam 33 cêntimos e vêm com um bocadinho de nada de açúcar.

Os meus pais decidiram, então, contribuir para a engorda da filha oferecendo-me uma máquina de fazer pipocas da Kitty (esta última parte em honra da ninocas).
Só ontem a experimentei porque tinha duas garotas em casa e fazia pipocas para nós as três :D
Bem.... só digo: a máquina faz um barulho assustador, aquece ao ponto de o ar queimar, e além disso as pipocas saem moles como se já tivessem 2 dias… Para mim podem até vir até sem um grão de açucar mas têm, de ser estaladiças.

Não gostei e não recomendo.

Vou aproveitar o resto do pacote de milho para fazer no fogão. Já estive à procura de receitas e até no youtube encontrei. Espero não queimar o tacho….

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O Peso Pesado não...

... mas se houvesse um concurso "Podia estar um bocadinho melhorzita" até concorria para ver se perdia estes malvados 10 kilos.....

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Where's Wally?

:)

Sabe com quem está a falar?

Já me direccionaram esta pergunta algumas vezes. Todas as vezes a minha resposta foi incompleta comparada com o meu pensamento.

Para a próxima já sei o que responder:

- "Tem tempo?"


Sabe Com Quem Está Falando? from Santos Idag on Vimeo.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Desgraçadinhos...

dos rapazes do bairro pobre, que passam o dia sem comer e vêm à biblioteca vasculhar os classificados, e ofertas de emprego.

Desgraçadinhos deles que não tem posses... mas têm 2 telemóveis de última geração!
É com grade estilo os sacam do bolso e os colocam em cima da secretária....

Talvez seja para eu os comparar ao meu desgraçadinho Nokia de 50 euros... e com teclas.

Degraçada eu!

Criei um monstro…

A minha filha pode não saber contar até 20. Não sabe o nome de nenhuma letra a não ser do I (de Inês). Não conhece as bandeiras ;) , nem gosta de ver desenhos animados.


Mas sabe outras coisas:

Sabe distinguir uma couve de uma alface. Um pepino de uma courgete.
Sabe o que é o azeite, o vinagre, o alho, o óleo, o fermento, o coco ralado.
Sabe o que é a espátula da Bimby, e o que é cozer a vapor (no cestinho).
Sabe pôr a máquina da Loiça a lavar.
E trabalhar com os comandos da Tv e do DVD.
Sabe dar-me o descascador de batatas quando descasco uma cenoura com a faca.
Sabe limpar... e aspirar (se calhar melhor que eu)
Sabe regar as plantas.

Sabe vestir-se e despir-se sozinha.
Sabe pôr a roupa que tira, no cesto para lavar.
Sabe tomar banho, limpar o pipi, e lavar os dentes sozinha. (eu às vezes deixo)
Sabe escolher a roupa que quer usar.
Sabe apagar as luzes que estão acesas e não são precisas.
Sabe arrumar tudo o que desarruma…. E o que eu desarrumo também.


Com isto tudo, acho que exagerei nos presentes que lhe tenho dado, tais como panelas, loiças, aspiradores, vassouras e pás…. Tudo pequenino.

Acho que tenho é de lhe comprar mais livros…

domingo, 3 de julho de 2011

3 Julho


Nem acredito que já passaram 7 anos. Houve alturas em que duvidei que chegássemos tão longe. Mas aqui estamos. Vamos indo, devagarinho.

Espero que a nossa "crise dos 7 anos" acabe aos 7 anos e não comece aos 7 anos!

Era bom.