The blog formerly known as "Desejo Nosso"

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Acham normal....

Depois de ter deixado definitivamente as fraldas em Maio/Junho... a Inês fez hoje pela primeiríssima vez xixi na cama durante a noite...
Acordou choramingona, num molhado já frio, a pedir para fazer xixi. Ainda a tentei limpar e despir, mas ela insistiu "xixi agora, mamã"...

Ou seja:

Fez quando a fui buscar; fez nas compras no shopping; fez depois das compras na casa da avó; fez quando chegámos a nossa casa; fez antes de se deitar; fez na caminha; fez quando acordou a meio da noite.

Se hoje continua assim mijona, ainda lhe vou pôr uma fralda, vou, vou.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sou feliz quando...

..ao deixá-la deitadinha na caminha dela, lhe mando um:

- Gosto muito de ti, filhota!

... e ela me devolve um:

- Gosto muito de ti, mamã!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Descobri recentemente que um dos...

... prazeres da maternidade, é poder falar com a minha filha o telefone.
De vez em quando, no trabalho, assaltam-me umas saudades arrebatadoras dela, e (uma vez que não sou daquelas mães têm o gabinete de trabalho decorado com fotos dos filhos) soluciono este problema com um telefonema para falar um bocadinho com ela e.... temos grandes conversas.

Entre elas:

- Olá filha, que estás a fazer?
- Dei um pum!
- ahahahaha ahhah é sempre bom saber isso, e cheira a quê?
- Cheira a rosas!
- Boa filha... só tu mesmo.
- Olha, mamã dei outro pum!

Enfim... mãe que é mãe orgulha-se de TUDO.

O problema é que sempre que o telefone toca, quer ser ela a atender... e não pode ser.
Depois da chamada ser atendida e eu esperar pacientemente que o pranto acabe:

- Olá filha, que estás a fazer?
- Tou a chorar!
- Estás a chorar? porquê?
- Porque, porque eu 'tou triste...

Então fico num dilema, ou telefono e ponho-a a chorar porque não pode atender... ou não mato as minhas saudades e não falo com ela. Humpf.....



terça-feira, 9 de novembro de 2010

Neste fim de semana, eu fiz tudo o que queria...

....lavei, passei e arrumei toda a roupa; limpei, aspirei e lavei toda a casa, mudei algumas divisões, fiz bolos e sobremesas e no fim senti-me uma mulher realizada... (sim, sou de low expectations, portanto!)

Há muito que queria ter uma divisão só com os brinquedos dela, e isto, aliado ao facto de já não caberem todos no seu quarto, fez com que eu tivesse a brilhante ideia de transformar uma das salas-de-estar lá de casa em sala dos brinquedos (afinal para que quero duas salas de estar se não posso estar nas duas ao mesmo tempo???)...

Assim, mãos à obra e "arióps"... A ninocas ficou toda contente com:
1.  uma sala só com os brinquedos dela, em que, sinceramente pode estar tudo desarrumado, que eu nem me importo...
2.  uma sala nova (proibida a entrada de brinquedos);
3.  ter o chão do quarto dela livre....

Eu sou um espetáculo.

E ela aqui toda contente na sala nova, a dizer que ser ser bailarina:








terça-feira, 2 de novembro de 2010

Ficar sem jantar?

Depois de 2 dias inteirinhos de rambóia, e sem dormir a sesta, a ninocas adormece no carro no caminho para casa. O que, na verdade não me dá jeitinho nenhum, uma vez que são 19.00h (ex-20.00h)....

Chegadas a casa, dispo-a, vai fazer xixi, e dou-lhe um biberon de leite, já com ela deitada e aninhadinha na sua cama. Será boa ideia adormecer tão cedo e sem jantar?

Hum...

Às 03.30h da manhã:

- Mãe...
Eu, nada.
- Ó mãe...
Eu, nada.
- Ó mãe...
Raios da miúda... não deve ser para fazer xixi, porque fez antes de se deitar, se calhar teve um sono mau. Continuei a não ligar nenhuma.
- Ó mãe... 'tou doente.
Ah, deves... deve meeeeesmo ser isso. 'Tou a dormir tão bem...

Passado um bocadinho, quem aparece junto da minha cama? Agarradinha à sua fraldinha tal como o Linus.
- Num ouviste, mãe?
- Oh filha deita aqui com a mamã que isso já passa.
- Dói muito a barriga. Quéo cuspo.
... e nisto começa a tossir e a arrotar, deixando adivinhar o que aí vem.
Ainda tem tempo para dizer "o cuspo espéa" até chegarmos à sanita e aí sim, vomitar à vontade.
Nem chorou, nem sujou nada, soube-se controlar. É um espetáculo a minha filha... já eu como mãe, acho que devia acreditar mais um bocadinho nela.
O episódio do acorda, levanta, vai vomitar (só saliva e expectoração, uma vez que nem jantou) repetiu-se várias vezes durante toda a noite e até continuou no carro, onde ela própria amparava o casaco em frente da sua boca para não se sujar toda. Continuava a ser só liquido.

E agora, perguntam vocês:

- Mas o que é que tu fazes? Que nem vais com ela a correr para o médico, para as urgências... ou sei lá.
Pois.  
Mas assim que a deixei na avó, ela comeu duas torradas com duas canecas de chá e já anda como se nada tivesse acontecido.
A minha avó até se riu porque diz que o mal dela era fome...

Bem, acordada desde as 3.30h... o meu mal agora é outro.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Vais dar luta, ai vais vais....

Quando eu lhe digo para arrumar a sua cozinha, digo que a cozinha é dela e tem de ser ela a arrumar, não é minha, não sou eu que arrumo. Ora, a conversa dela com birra:

- Eu num queio ir pa caza...
- Então filha, não queres porquê?
- Puque a caza da mãe tá toda suja, tá toda póca...
- Ai está? então é porque tu a sujas... e tens de ajudar a mamã a limpar.
- Não não. Eu não limpo. A caza é tua, não é minha.

Pois... foi assim tim-tim por tim-tim. Ora toma que já almoçaste.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A minha droga....

Uiii. Não sei se o pessoal da Wook deu pela minha falta, mas eu já andava a ressacar. Desde a Feira do Livro em Maio que não comprava nem um livrinho cá para casa, por isso até consegui portar-me muito bem estes meses todos.

Mas, hoje foi dia de recaída:


A ver se é desta que me organizo, a mim... e à casa!

Com 50% de desconto como manda a crise.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Todas as noites são noites de:


Obrigatoriamente! ... ou então não se dorme.

Vou-vos dizer uma coisa: estou tão, mas tão fartinha................

Conversa (sur)Real:

EU - Querido o que é que eu tenho entre as pernas... que já me esqueci?
ELE -  O bebé.


Esta conversa ACONTECEU MESMO, e era tudo verdade!

Explicação: Eu tinha a ninocas ao meu colo virada para mim e sabia que estava a segurar algo com os joelhos. Esse algo era o boneco bebé dela. E como eu já não me lembrava se podia deixar cair o objecto ou não, tive de lhe perguntar ... ehehehe

Depois de uma longa temporada....

 ...sem eventos sociais religiosos (também conhecidos por sacramentos), eis que este Domingo estivemos presentes num batizado. Coisa íntima, simples e familiar, mas que a ninocas adorou e andava eufórica com tantos meninos para brincar. 
Ao contrário do que as imagens parecem ilustrar, a miúda portou-se super mal dentro da igreja (até falou ao telemóvel), não parou quieta, percorreu todos os bancos de cá p'ra lá e de lá pr'a cá... queria ir falar com a M. Queria um vestido igual ao da M. "max eu quero"...
O batismo dela é um assunto delicado entre mim e o pai... que não sendo batizado nem católico aceitou casar-se pela igreja... mas isso era naquela altura, porque hoje não quer batizar a filha. Diz que tem de ser ela a escolher se quer ou não... blá, blá blá! 
Este é só mais um dos assuntos em que nós não estamos de acordo... enfim.

Mas voltando à festa, a ninocas comeu que se fartou, brincou que se fartou, não queria vir embora, porque estava a jogar à bola com os meninos gangues (e já era de noite). Mas só para verem que nós somos uma família tipicamente portuguesa: eu tive de interromper o almoço para ir trabalhar no café, durante 2 horas;  o J. saiu a meio do almoço para ir ver um jogo., mesmo depois de um sermão dos donos da festa. O futebol é  quem mais ordena!

E depois não querem que eu me chateie com ele!



terça-feira, 19 de outubro de 2010

Parecenças......

Eu sei... EU SEI.... EU SEI,

... Que disse que a minha filha não precisa ser inteligente. Precisa ser educada, e as primeiras coisas que lhe ensinei a dizer foram: "Obrigada" e "Desculpa".

Mas não exageremos!

Neste sábado, foi chamar-me à cozinha (depois de estar horas sossegadita), puxou-me o avental e disse: "xculpa mamã"... E eu: "o quê filha?" E ela puxava-me e puxava-me e puxava-me até que chegámos à casa de banho. "O que foi que fizeste Inês Sofia?" - "Xculpa mamã" - dizia ela, enquanto apontava para DOIS rolos de papel higiénico todos completamente desenrolados, espalhados no chão do WC - com um leve sorrisinho que, por breves momentos, me pareceu demoníaco!!!

Lá estive eu mais de meia hora, sentada na sanita a enrolar manualmente os dois rolos.... e a pensar: devo bater? não devo bater? Ralhar? Mas se ela pediu desculpa, o que devo fazer a seguir???

Não muito tempo depois.... como que para provar que não tenho memória de elefante (e mais parece a de um peixinho), lá me esqueço que a miúda está novamente sozinha, caladinha numa divisão distante...  Quando se fez luz... fui a correr, ofegante.... para encontrá-la, sentada no chão da sala rodeada de quase cem Cd's e DVD's espalhados na carpete. Tinha-os tirado a todos da gaveta, e agora estendia-me o Dvd da Kitty e dizia: "Obrigada mamã" - como se eu quisesse aquilo para alguma coisa! Grrrrrrr.....

Ok até aqui já percebi... É educada! Mas será que é inteligente??

- Filha onde estás?
- Aqui mamã. A mota está ao pé de mim!
- Sim, e onde estás tu?
- Também estou aqui, ao pé de mim!

Dahhhhh  - Na inteligência sai ao pai!

Mas na beleza sai à Mamã :D

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Inês dixit:

Quando eu fô ganngue eu tênho mamas gangues como a mãmã.....

Quando eu fô ganngue eu vou buscar a lua e as stêlas pá mãmã....

Eu limpou o pipi com papel higéquino.

(a tentar atar os ténis) É muito dífixil, num vale a pena!

Vou calçar as tanpufas.

e outras tantas.......

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Hoje ficámos as duas trancadas no carro.

Quer dizer: mais ou menos….

As portas de trás não abrem por dentro para segurança da Ninocas, e nem os vidros, claro está!

Então, eu que tenho uma mente brilhante saio do carro e sento-me no lugar de trás para lhe vestir o casaco. Quando vou a abrir a porta… pufff não abre! Vou abrir o vidro para abrir a porta do lado de fora … pufff não abre.

Lá teve aqui a barracuda de fazer um esforço para alçar a sua real bunda, fazer uma ginástica do caraças, bater com a cabeça no tecto do carro, comer cabelos, dar uma marrada no espelho, uma joelhada nas mudanças, enfim… para conseguir passar para os lugares da frente e … abrir o carro finalmente!



É caso para dizer:
Cabecinha pensadoooooooora!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Já tive melhores......

....dias. Esta semana está a ser deveras complicada. Só quero que chegue DOMINGO!!!!

Segunda Feira: Clisa da Reboleira com a mãe tirar os pontos da operação à coluna, seguido de Hospital Sta Maria com avô fazer análises.

Terça: Sta Maria com avô à consulta e começar a fazer Quimio; depois ir ajudar fazer a  lida da casa da mãe, estender roupa, lavar loiça, lavar chão etc.., e depois ir para minha casa dar jantar à ninocas e deixar tudo em pantanas.

Quarta: trabalhar todo o dia, sair, buscar a ninocas, ir buscar o computador da minha mãe ao centro, ir fazer novamente a lida da casa da mãe, ir para a minha casa, dar banho e jantar e aterrar de cansaço.

Quinta: trabalhar todo o dia, sair, buscar a ninocas, ir fazer novamente a lida da casa da mãe e trabalhar no café, até acabar o SPORTING. Chegar a a casa e dormir. Continua tudo em pantanas...

Sexta: será que posso viver um bocadinho para mim?

Ohhh martírio....

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Eu armada em dona-de-casa.... prendada! (ahahahaha)

Após tamanhas confusões do muda-de-casa,  não-muda-de-casa, muda-de-casa,  afinal-não-muda-de-casa*, decidi pôr mãos à obra, largar alguns dinheirinhos e começar a tornar a casa, que sempre foi provisória, na Minha casa. 

Comecei por umas das divisões que, cumulativamente, é a mais fácil, a  mais pequena e a primeira da casa: o Hall de Entrada.

Digam lá, se não é frio? brrrrrr...

Então -  primeiro passo, pintar as paredes de uma cor quente. Tinha pensado numa cor de pêssego, mas quando fui à loja, só havia açafrão ... bem, vamos experimentar. E agora quando se entra em minha casa é isto que se vê:

Bem vindas  :)

A outra aquisição foi este sticker do Ikea, que veio dar algum dinamismo à parede da frente.

Eu acho importante que uma pessoa chegue a casa e "seja recebida" por elementos que a fazem sentir bem. Por exemplo, eu tenho uma flor, fotos da minha família (que é o que me faz sentir melhor) e o meu cantinho Zen, com um Buda, velas e um quadro que me traz muito boas recordações ;) 
Não há espaço para sapatos desarrumados (que por acaso estão dentro do móvel da esquerda), para casacos ou malas pendurados, nem chaves espalhadas.
Fica a faltar um bom tapete em tons Laranja e preto, ou bege... vou continuando a procurar.
Alguma sugestão?


* Mesmo assim, ainda tenho esperança de vir a mudar ...

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Diminuidores de ego...

Diz a minha filha: "Mamã tens uma baíga gannnnngue"

Diz a minha mãe, depois de me ter tirado uma foto: "Oh, ficaste feia..."  - repito, diz a minha MÃE!!!

A minha bjuca vai ser uma grande Chef.... Qual Nigella, qual quê!

Está sempre de volta dos meus tachos, quer mexer a comida, sabe o nome de quase todos os ingredientes, e ajuda-me a fazer bolos... e a tocar nos botões da bimby LOOOL.

Vai daí e pensei: "opá se calhar, para ela não me chatear mais, vou comprar uma cozinha só para ela" e foi mais ou menos assim. Quer dizer expus a minha ideia em palavras, esperei que alguém compreendesse et voilá: eis que a avó se chega à frente (nãaaaaao) e lhe oferece esta pequena maravilha:

Tem sido o seu Ai Jesus, faz birra quando temos de sair de casa e só quer estar a cozinhar. Dou-lhe bocadinhos de esparguete, arroz, plasticina, bolachas, que ela põe no micondas, e no fogão.....e assim ela faz-me companhia na cozinha, onde antes tinha de trazer todos os brinquedos e triciclos do quarto dela... Irra!

Ok, ok, tinha de haver um lado menos bom, claro. É que, como se não bastasse uma, agora, tenho de arrumar e limpar DUAS cozinhas rssrsrrsrrsrrsrrrs

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Assim sim :D

Bora lá cambada... só num dia 75 fotografias, yuppi!


O meu jeitinho é que, coitado... é sempre o mesmo :(

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Aleeeluuuia!

Esta já cá canta....
Agora é recuperar o tempo perdido!!!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Será que isto resultava...


Só assim um bocadinho aqui de lado nas ancas, e...  e....  mais outro na barriga se faz favor...